
O livro do militante revolucionário e jornalista Otto Filgueiras apresenta, em linguagem cativante, recurso histórico e estilo literário, a trajetória dos principais militantes dessa organização. Desde sua origem, suas influência e opções políticas, o livro vai reconstruindo, de maneira instigadora, esse período tão importante e silenciado da história política brasileira. Mais do que isso recupera a vida política daqueles que o regime ditatorial tornou clandestinos, daqueles que morreram lutando, de suas paixões e sofrimentos, história agora trazida à luz pela enorme pesquisa desse jornalista, que se transforma no precesso de investigação em historiador.
Esse primeiro volume percorre, desde os primeiros passos dos principais militantes e dirigentes da AP, até o ano de 1968, quando o recrudescimento repressivo da ditadura passou a caçar mais ferozmente as organizações de esquerda. Otto também apresenta os debates, as influências e mudanças na organização, desde sua origem assistencialista vinculada à igreja católica, até seu posicionamento pela luta armada sob influência do maoismo.
Para além do desvelamento histórico desse importante tema e período, esta rigorosa pesquisa é fundamental para todos aqueles que estudam a história do Brasil, militam contra a ordem do capital e lutam pela revolução socialista. Afinal, como afirma Goethe, “”quem desconhece o passado condena-se a repeti-lo”.